Home | Empresa | Serviços | Portfólio | E-News | Cases | Contato  

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Em Limeira, Antonio Guerreiro Filho, diretor de uma das maiores fábricas de rodas do mundo, a Rockwell, observava. No chão de fábrica, figuras melancólicas trabalham sem qualquer motivação, vestidas em engraxados macacões azuis. A rotina é acordar, vestir o macacão, ir trabalhar, voltar para casa, tirar o macacão e dormir. No dia seguinte o apito da fábrica pede bis.

Mas Antonio confabula com seus botões que o problema não está na roupa, embora pretenda usá-la para chegar à raiz. Escolhe alguém da produção para vestir uma camisa branca.

— Camisa branca, chefe?! Vai sujar...

E sujou. Descobriu a razão e solucionou. De tanto suja-descobre-soluciona, a fábrica muda. Ou melhor, o que muda é a atitude. A princípio, é só um que ganha a camisa. Os outros começam a pedir. Um curso, uma cerimônia de entrega com a presença da família, e está criado o ícone, uma ode à qualidade.

Para não sujar a camisa, cada um mantém sua máquina absurdamente limpa, e o piso também. Menos horas paradas por causa de vazamentos, máquinas quebradas e faxina. Peças grandes, antes carregadas no abraço e apoiadas na dobra da barriga, agora são levantadas por equipamentos próprios. Alguns deles criados pelas mesmas cabeças cujos pescoços são cuidadosamente esfregados no banho, para não sujar o colarinho. Fim dos problemas de coluna com injeções de criatividade. A revolução continua.

Em reuniões periódicas, quem fala é a produção e quem ouve é a direção. O conhecimento é trocado numa gestão participativa, protagonizada pelos responsáveis pela atual sala de visitas da empresa: o chão de fábrica. Em casa, cada esposa descobre que seu marido é mais que um macacão perdido na multidão. É o fim da melancolia.

Por dois anos, Antonio Guerreiro viaja, implantando a filosofia “O Poder da Camisa Branca”® em mais de duzentas fábricas da Rockwell em todo o mundo.

Flórida. David Ulrich, guru da administração, termina sua palestra. Antonio Guerreiro sobe ao palco, dá dois tapinhas no microfone e começa a falar. Na tela, os slides mostram o que antes era chão de fábrica, e agora é piso de fábrica. Empilhadeiras, com pneus revestidos por capas de tecido para não marcar o piso, circulam entre máquinas operadas por pessoas vestidas com camisas brancas — trocadas todos os dias, evidentemente. Guerreiro termina sua palestra. Diante dele, os cento e vinte principais executivos da Rockwell International aplaudem em pé. Antonio pensa nos verdadeiros homenageados, aqueles que literalmente vestiram a camisa e conquistaram prêmios no mercado internacional. Em Detroit, Lee Iacocca se admira com os prêmios de qualidade de um fornecedor da Chrysler. É uma fábrica numa tal de Limeira.

— Where is Limeira? — indaga.

— Brazil — responde um assessor."

Pequenas ações de marketing podem revolucionar sua empresa.

New Vision. Criação e Propaganda!

Campanhas Publicitárias
Criação de Layouts
Imagem Corporativa / Identidade Visual
Assessoria em Eventos
Comunicação Visual
Webdesign
Otimização de Site para Buscadores (MOB)
Campanha de Links Patrocinados
Assessoria de Imprensa WEB

New Vision Produções Ltda
Fone: 11 3713-2513
www.newvisionbr.com.br